Projetos de Pesquisa

Planejamento e Qualidade Ambiental

Química Tecnológica e Ambiental

Desenvolvimento de sensores/biossensores para detecção de espécies biológicas, farmacêuticas, industrial e interesse ambiental.

Projetos de Pesquisa

2019 - Atual

Detecção in situ de poluentes atmosféricos na Amazônia Oriental: monitoramento por biossensores enzimáticos acoplados a drones

Descrição: Diversas atividades humanas são capazes de promover mudanças na atmosfera da Terra, e têm alterado as concentrações dosgases de efeito estufa (GEE), e, consequentemente, a radiação solar que fica retida na atmosfera contribui para o aquecimento global. As plantas têm sido particularmente afetadas pelas mudanças climáticas, pois se adaptam mais lentamente e se deslocam com menos facilidade. Consequentemente, isto tem afetado os animais que delas dependem. Estudos acerca das mudanças climáticas baseados em monitoramentos de concentrações de gases poluentes em regiões de difícil acesso, como por exemplo a Floresta Amazônica, são extremamente complicados. O presente projeto será desenvolvido mediante parceria com os grupos de pesquisa dos doutores Scot Martin (Universidade de Harvard, expert em monitoramentos de GEEs) e Jean-Louis Marty (Universidade de Perpignan, França, perito na construção de biossensors) e objetiva desenvolver biossensores amperométricos e acoplá-los a drones, a fim de realizar estudos de monitoramentos dos principais GEEs em parte da Amazônia Oriental, especialmente na Pré-Amazônia maranhense (PAM). Serão desenvolvidos e otimizados os biossensores amperométricos baseados na inibição de enzimas específicas pelos GEEs. Estes serão acoplados a minitransdutores e a drones, e o sistema será usado para medir as concentrações relativas dos GEEs na atmosfera, em locais da PAM previamente selecionados. Por fim, serão feitas modelagens de dispersão dos poluentes atmosféricos, considerando variáveis e processos intrínsecos da Floresta Pré-Amazônica e dos seus fragmentos. A adoção dessa plataforma de monitoramento real dos GEE na atmosfera, viabilizará outros estudos em quaisquer áreas do Planeta e contribuirá com os organismos de controle, em especial MMA e IBAMA, oferecendo subsídios a tomadas de decisão oficiais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / Rodrigo Vieira Blasques - Integrante / Gilvanda Silva Nunes - Integrante / Jean Louis Marty - Integrante / Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques - Integrante / DANILO BRAGA RIBEIRO - Integrante / Eliane Braga Ribeiro - Integrante / Djanira Rubim Santos - Integrante.

2018 - 2020

Avaliação dos ruídos em unidade de terapia intensiva neonatal em uma maternidade pública

Descrição: O objetivo geral do trabalho de pesquisa é avaliar os ruídos em uma unidade de terapia intensiva neonatal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / Sergio Fernando Saraiva da Silva - Integrante / Elias Victor Figueredo dos Santos - Integrante.

2018 - Atual

Sílica modificada com Azul de Meldola e nanopartículas de Sm2O3 como sensor eletroquímico de agrotóxicos

Descrição: O material cerâmico preparado, inédito na literatura, SiO2/nSm2O3/MB será utilizado na preparação de eletrodos de pasta de carbono e como um novo substrato para produção de uma nova geração de sensores eletroquímicos e dispositivos adsorventes seletivos de agrotóxicos em amostras ambientais coletadas em áreas agrícolas, localizadas na Baixada Maranhense (BM), na Região Norte do Estado do Maranhão/MA. O Método Sol-Gel de preparação deverá resultar em um material cerâmico com maior área superficial, boa estabilidade química e elevada resistência mecânica e térmica, conferindo propriedades relacionadas a natureza de cada espécies inseridas, gerando materiais com potenciais aplicações e novas propriedades. O corante catiônico Azul de Meldola (MB) imobilizado homogeneamente na superfície de SiO2 impregnado de nSm2O3 tem como função adsorver íons metálicos e imobilizar espécies eletroativas como compostos organofosforados e carbamatos (resíduos de agrotóxicos muito comuns na zona rural do Estado Maranhense). Espera que o material cerâmico SiO2/nSm2O3 obtidos pela reação de enxerto do metal sobre substrato SiO2, confira uma potencial variedade de propriedades adsortivas, fotoluminescências e óticas, incluindo umas variedades de aplicações, tais como: sensores, eletrodo seletivo, intercalação de cátions, varistor, lasers, catálise e fotocatálise..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / Leliz Ticona Arenas - Integrante / Fabrício Brito Silva - Integrante / Ingrid Santos Gonçalves - Integrante / Maria Alessandra Azevedo Pereira - Integrante / Maria Raimunda Chagas Silva - Integrante / Rodrigo Vieira Blasques - Integrante.

2017 - 2019

A poluição atmosférica por material particulado na cidade de São Luís/MA

Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa é analisar o material particulado fino e grosso disperso na atmosfera, envolvendo um ambiente aberto e fechado na cidade de São Luís/MA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / Sielys dos Santos Amaral - Integrante / Rita de Cássia Mendonça de Miranda - Integrante / Aurea Lucia de Sousa Barros - Integrante.

2017 - 2019

Material Ceramico SiO2/Ce2O3/Sm como sensor eletroquímico de poluentes ambientais

Descrição: O objetivo geral do projeto de pesquisa é a síntese e a caracterização do material cerâmico para o desenvolvimento de sensores eletroquímicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / Maria Alessandra Azevedo Pereira - Integrante / Rodrigo Vieira Blasques - Integrante / FELICIA MARIA MELO ARAGÃO - Integrante.

2016 - 2018

Mapa acustico de São Luís-MA, usando dados de sensoriamento remoto

Descrição: O objetivo geral deste estudo é elaborar um mapa acústico para a cidade de São Luís / MA utilizando dados de sensoriamento remoto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / Sergio Fernando Saraiva da Silva - Integrante / Fabrício Brito Silva - Integrante / DIEGO ROSA DOS SANTOS - Integrante.

2016 - 2018

Síntese, caracterização molecular e avaliação da atividade antimicrobiana de triazenos

Descrição: Os compostos químicos inéditos utilizados neste trabalho foram os 1,3-bis(2-metoxi-4-nitrofenil)triazeno (1) e 1,3-bis(2-metoxi-5-nitrofenil)triazeno (2) pertencentes à classe dos triazenos, espécie química envolvendo cadeias abertas com três ou mais átomos de nitrogênio ligados em sequência, caracterizados pelo grupo diazoamínico. Muitos triazenos têm atividade biológica, uma vez que as aminas presentes nestes compostos têm locais específicos de ação nas membranas celulares e a capacidade de formar ligações de hidrogénio. Os triazenos são amplamente utilizados em sínteses experimentais de novos compostos. Este trabalho descreve a síntese, a caracterização molecular e a avaliação da atividade biológica e o potencial antimicrobiano dos triazenos 1,3-bis(2-metoxi-X-nitrofenil)triazeno [X= 4; 5]. Foram realizados testes das atividades antimicrobianas de (1) e (2), mediante avaliação da sensibilidade da solução dos compostos frente às bactérias ATCC´s (American Type Culture Collection, ATCC) e isolados clínicos, aplicando-se ensaios microbiológicos padronizados. O potencial antimicrobiano foi determinado pela Concentração Inibitória Mínima (CIM), exibindo resultados promissores, com atividade diante de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, com baixos valores de CIM. Os resultados mostraram a potencialidade dos triazenos, frente à resistência das cepas bacterianas selecionadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / José Costa Sampaio Filho - Integrante / Patricia de Maria Silva Figueiredo - Integrante / Gilvanda Silva Nunes - Integrante / Alzirene de Jesus Sales Sodre - Integrante / EMMELINE DE SÁ ROCHA - Integrante.

2015 - 2018

Desenvolvimento de um equipamento de condensação, armazenamento e purificação da água em uma Comunidade Paço do Lumiar/MA

Descrição: (Processo: 1429/15; TERMO: 010169/2015) O presente projeto tem por finalidade a exposição do tema: ?Desenvolvimento de um equipamento de condensação, armazenamento e purificação da água em uma Comunidade Paço do Lumiar/MA. ? A principal motivação para o desenvolvimento deste projeto baseou-se no crescente estudo sobre a atual situação dos recursos hídricos, ou seja, a forma pela qual os recursos hídricos são gerenciados vem degradando os mananciais a um nível tal, que compromete a qualidade de vida das comunidades, gerando risco de escassez até mesmo onde a água é abundante, como por exemplo, os estados Norte/Nordeste do Brasil. A água potável, de baixo custo e de qualidade está se tornando um problema no Brasil e no Mundo. Para tentar minimizar a falta de água, propomos neste projeto, a produção de água através da condensação do vapor d?água atmosférico por uma tecnologia simples, eficiente e inovadora, a utilização de fontes de energia renováveis e matérias-primas de baixo custo, para ser desenvolvida esta tecnologia em uma Comunidade Paço do Lumiar/MA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / Maria Raimunda Chagas Silva - Integrante / José da Assunção Gomes Mendes - Integrante / Osman Jose de Aguiar Gerude Neto - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

2015 - 2017

Compósito cerâmico SiO2/Cgrafite/nSm2O3 como sensor eletroquímico de agrotóxicos em amostras ambientais

Descrição: (Processo UNIVERSAL-00503/15; TERMO: 009081/2015) O material preparado, inédito na literatura, SiO2/Cgrafite/nSm2O3 será utilizado na preparação de eletrodos de discos carbonos cerâmicos. O desenvolvimento de sistemas estruturados molecularmente através da incorporação de compostos de coordenação ou íons metálicos em matrizes formadas por nanopartículas de Samário em SiO2 visam a formação de uma rede complexa que possibilita a obtenção de um material multicomponente homogêneo, na qual a rede Si-O-Si está interpenetrada com as cadeias poliméricas Sm-O-Sm e Sm-OH-Sm, conferindo-os propriedades relacionadas a natureza de cada espécies inseridas, gerando materiais com potenciais aplicações e novas propriedades. A técnica de preparação deverá resultar em um material com as seguintes características desejáveis: a) elevada resistência mecânica, térmica e química; b) área superficial elevada e c) eletricamente condutor. O material deverá ser utilizado como um novo substrato para produção de uma nova geração de sensores eletroquímicos e dispositivos adsorventes seletivos de agrotóxicos em amostras ambientais coletadas em áreas agrícolas, localizadas na Baixada Maranhense (BM), na Região Norte do Estado do Maranhão/MA. Da mesma forma, as nanopartículas de Sm2O3 distribuídas homogeneamente na superfície do material composto, tem como função adsorver íons metálicos e imobilizar espécies eletroativas como compostos organofosforados e carbamatos (resíduos de agrotóxicos muito comuns na zona rural do Estado Maranhense), através da formação da ligação química do tipo Sm-OOC. O uso de óxidos mistos SiO2/MxOy (M = Sm) obtidos pela reação de enxerto do metal sobre substrato SiO2, conferem aos materiais uma potencial variedade de propriedades fotoluminescências e óticas, incluindo uma variedade de aplicações, tais como: fósforo de alta eficiência, eletrodo seletivo, intercalação de cátions, varistor, lasers, catálise e fotocatálise. A aplicação eletroquímica do material envolverá, primeiramente, um estudo detalhado para caracterizar as atividades eletroquímicas dos eletrodos de disco, para tanto, utilizaremos a voltametria cíclica para avaliar as correntes capacitivas; a espectroscopia de impedância eletroquímica, para avaliar as resistências de polarização, que serão analisadas para diferentes proporções de material / grafite..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / Leliz Ticona Arenas - Integrante / Flávio Henrique Reis Moraes - Integrante / Tássia Cristina de Sousa Pedrosa - Integrante / Mayara Lucyanne Santos de Araújo - Integrante / Fabrício Brito Silva - Integrante / Louise Lee da Silva Magalhães - Integrante / Jalila Andréa Sampaio Bittencourt - Integrante / Maria R. Chagas Silva - Integrante / Sirlane Aparecida Abreu Santana - Integrante / Ingrid Santos Gonçalves - Integrante / Sielys dos Santos Amaral - Integrante / Jecefran de Jesus Pires Martins - Integrante / Patricia de Maria Silva Figueredo - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão - Auxílio financeiro.

2015 - 2016

Percursos e percalços na constituição de grupos emergentes de pesquisa em Educação em Ciências e Educação Matemática no contexto acadêmico da UNICEUMA e do Estado do Maranhão

Descrição: Este Projeto de Pesquisa é concernente ao novo Programa de Mestrado na área de Educação em Ciências e Educação Matemática da UNICEUMA, que tem em vista projetar e realizar ações acadêmicas no Grupo de Estudos e Pesquisas de professores- doutores migrantes para a área enfocada, de forma tal que se possa constituir, subsequentemente, em função do trabalho institucional acadêmico-organizativo, o próprio Programa de Pós-Graduação ? Mestrado - desta Universidade. Enfoca-se, sobretudo a problemática advinda da necessidade de cultivo doutoral nas ações e atitudes de doutores já existentes em outras áreas em termos epistemológicos e teórico-metodológicos. Nessa perspectiva, os doutores existentes nas IES do Maranhão, tendo em vista a ampliação do número de titulados neste Estado e na Região Amazônica, mesmo advindos das ditas ?áreas duras?, migram para a área em pauta, avançam partilhando da formação científico-pedagógica específica de futuros profissionais ao tempo que integram Grupos de Estudos e Pesquisas (GEPs) emergentes. Estabelecem-se, assim, novas relações formativas entre os professores doutores integrantes do(s) GEP(s) de forma a propiciar tanto a visibilidade necessária para a área na UNICEUMA e neste Estado, quanto pela produção de respostas positivas e desejáveis para o avanço acadêmico, científico e pedagógico da proposição de pós-graduação, em nível de Mestrado. Os Grupos de Estudos e Pesquisas constituídos e efetivamente envolvidos neste desiderato serão continuamente investigados ? nos termos das modalidades investigativa-narrativa e autobiográfica à luz de fundamentos epistemológicos, teóricos e metodológicos da pesquisa, em seus processos de adesão e de resistência. Isto implica especialmente as considerações seguintes: i) a participação de todos os docentes-pesquisadores titulados gerando produção acadêmica interativa e conjunta nos Grupos de Estudos e Pesquisas, (ii) as expressões da necessária competência científico-pedagógica para assegurar a participação desejável no Mestrado, bem como iii) o interesse e o comprometimento de cada Doutor em exercício com a qualidade quer das suas ações docentes e de pesquisa no curso da pós-graduação quer com a qualidade do Ensino Superior no qual atuam. Objetiva-se, pois, investigar em que termos repercutem junto aos professores-doutores em exercício da docência e da pesquisa, principalmente na UNICEUMA, as proposições teórico-metodológicas e epistemológicas do presente vinculadas às abordagens científico-pedagógicas que configuram um saber-fazer positivamente diferenciado. Isto implica o debate associado aos saberes da docência, a profissionalização docente e as funções de produção e socialização do conhecimento por meio da ação colaborativa entre docentes, com os profissionais titulados e em exercício. Em termos específicos, intenciona-se propiciar espaço de estudo e interação entre professores-pesquisadores já titulados em Ciências, Matemáticas, Tecnologias e Educação, com o propósito de ensejar compreensão de processos acadêmicos de ensino e de aprendizagem para aquisição de conhecimentos diversificados. Isto possibilita abolir a visão dualista e hierárquica entre saberes e práticas docentes, substituindo-a por uma perspectiva político-epistemológica que enseje explicitar que nenhuma sociedade é capaz de pensar a si mesma sem a ?religação? dos saberes e práticas de suas instituições educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / ROSÁLIA MARIA RIBEIRO DE ARAGAO - Integrante / SANDRA REGINA RODRIGUES DOS SANTOS - Integrante / CARLOS ALBERTO RIOS BRITO JUNIOR - Integrante / RAIMUNDO LUNA NERES - Integrante / BEATRIZ SABOIA - Integrante / MARIA ROSA QUARESMA BOMFIM - Integrante.

2014 - 2016

Mudanças climáticas e alterações das propriedades físico-químicas da água do mar na região do Golfão Maranhense

Descrição: As mudanças climáticas tem alterado os parâmetros biofísicos da água do mar como a Temperatura da Superfície do Mar. A região do Golfão Maranhense é pouco estudada e os impactos das mudanças climáticas nessa região ainda é desconhecida. Por isso, o objetivo deste projeto será estudar as propriedades biofísicas e físico-químicas da água do mar na região do Golfão Maranhense. Para tanto, estudos de campo serão realizados para coleta de dados e validação de produtos provenientes de sensoriamento remoto como, a temperatura da superfície da água, clorofila, salinidade, entre outros. Dessa forma, os resultados alcançados servirão de subsídio para outros estudos que avaliam a biologia marinha, bem como, para atividades sócio-econômicas desenvolvidas nessa região estudada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Integrante / Fabrício Brito Silva - Coordenador / Eduardo Henrique Costa Rodrigues - Integrante / Maria Raimunda Chagas Silva - Integrante / Denilson da Silva Bezerra - Integrante / Juliana Sales dos Santos - Integrante / Camila Viegas Ribeiro - Integrante.

2013 - 2015

Pt(II) ? triazeno como metalofármaco: síntese e estrutura molecular

Descrição: A química de coordenação se mostrou bastante eficaz no desenvolvimento de compostos ou substâncias com atividades biológicas, principalmente quando usados os complexos metálicos de platina(II). O presente projeto tem como finalidade a exposição do tema: ?Pt(II) ? triazeno como metalofármaco: síntese e estrutura molecular.? A principal motivação para o desenvolvimento deste projeto baseou-se no crescente e atual estudo das atividades biológicas dos triazenos e dos complexos de platina. Nos últimos anos, estes compostos foram pesquisados, impulsionados pela diversidade de aplicações em áreas da química orgânica, agroquímica, fotoquímica, analítica e bioinorgânica. No entanto, análogos de platina são sintetizados incessantemente, devido à eficácia limitada por uma série de efeitos colaterais tóxicos e mecanismo de resistência celular. Os ligantes triazenos e os novos complexos de platina(II) serão caracterizados por técnica espectroscópica (IV), Análise Elementar CHN (AE CHN), determinação por Ponto de Fusão (PF), ensaios de solubilização e assim, encaminhados para testes biológicos pela possibilidade de atividade citotóxica e o desenvolvimento de fármacos. Os resultados obtidos no laboratório escolar, com a participação de estudantes da educação básica, além dos conhecimentos básicos de Química Bioinorgânica, possibilitarão o desenvolvimento da educação científica e o despertar de futuros pesquisadores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / Flávio Henrique Reis Moraes - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão - Auxílio financeiro.

2013 - 2015

Complexos híbridos Pt(II) ? oxicam como drogas: síntese, estrutura molecular e supramolecular

Descrição: O presente projeto tem como finalidade a exposição do tema: ?Complexos híbridos Pt(II) ? oxicam como drogas: síntese, estrutura molecular e supramolecular?. A principal motivação para o desenvolvimento deste projeto baseou-se no crescente estudo de metais de transição complexados a drogas com o objetivo de reverter à resistência bacteriana, além de possibilitar a produção de novos fármacos com atividade antifungicida e antineoplásico. A primeira etapa do projeto é o planejamento da síntese dos novos complexos metálicos, partindo dos anti-inflamatórios Meloxicam, Lornoxicam, Piroxicam e Tenoxicam que possuem estruturas determinadas, e do sal do metal proposto. Nos últimos anos, estes compostos foram pesquisados, impulsionados por possuir diversificada e comprovada atividade biológica. Apesar dos avanços tecnológicos observados nas últimas décadas para a prospecção de novos compostos químicos, a quantidade de novos fármacos lançados no mercado não tem aumentado proporcionalmente. No entanto, análogos de platina são sintetizados incessantemente, devido à eficácia limitada por uma série de efeitos colaterais tóxicos e mecanismo de resistência celular. Os complexos híbridos Metal-Oxicam de platina serão caracterizados por Análise Elementar CHN (AE CHN), Ressonância Magnética Nuclear 195Pt (RMN 195Pt), técnicas espectroscópicas (IV e UV-vis), análise termogravimétrica (DST e TG) e técnicas eletroquímicas e assim, encaminhados para avaliação da clivagem do DNA plasmidial, visando identificar atividade antimicrobiana, antifungicida e citotóxica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / Antônio Carlos Doriguetto - Integrante / Flávio Henrique Reis Moraes - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

2013 - 2014

Gestão de Resíduos Sólidos na Universidade Ceuma

Descrição: Educar, conscientizar e/ou informar sobre os resíduos remete a necessidade de que cada pessoa faça sua parte por um Mundo Melhor, pois a excessiva geração de resíduos sólidos, como os demais problemas ambientais, tornou-se uma questão que excede à capacidade dos órgãos governamentais e necessita da participação de toda a sociedade para sua solução. Além disto, a ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva do lixo, recuperando matérias-primas que de outro modo seriam retiradas da natureza. O Ceuma Recicla, projeto implantado desde julho de 2012, têm o papel da informação e conscientização da comunidade quanto a este problema. Portanto com este projeto objetiva-se despertar a vocação cientifica dos estudantes do CE Manoel Beckman, incentivando-os a pesquisa. Mobilizando-os quanto à necessidade e importância da coleta seletiva e seus impactos ambientais e, mudanças de hábitos e atitudes em relação aos resíduos sólidos para a melhoria da qualidade de sua própria vida e da sociedade. Com a implantação e efetivação dos objetivos e metas estabelecidas espera-se a conscientização dos envolvidos quanto às questões ambientais inerentes ao problema de gerenciamento e disposição inadequados dos resíduos sólidos, para a melhoria da qualidade de vida da sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / Flávio Henrique Reis Moraes - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.

2013 - 2014

Complexos híbridos Pt(II) - oxicam: síntese, estrutura molecular e supramolecular e atividade biológica

Descrição: O presente projeto tem como finalidade a exposição do tema: ?Complexos híbridos Pt(II) - oxicam: síntese, estrutura molecular e supramolecular e atividade biológica?. A principal motivação para o desenvolvimento deste projeto baseou-se no crescente estudo de metais de transição complexados a antibióticos com o objetivo de reverter à resistência bacteriana, além de possibilitar a produção de novos fármacos com atividade antifungicida e antineoplásico. A primeira etapa do projeto é o planejamento da síntese dos novos complexos metálicos, partindo dos anti-inflamatórios Meloxicam, Lornoxicam, Piroxicam e Tenoxicam (ligantes orgânicos) que possuem estruturas determinadas, e do sal do metal proposto. Nos últimos anos, estes compostos foram pesquisados, impulsionados por possuir diversificada e comprovada atividade biológica. No entanto, análogos de platina são sintetizados incessantemente, devido à eficácia limitada por uma série de efeitos colaterais tóxicos e mecanismo de resistência celular. Os complexos híbridos Metal-Oxicam de platina serão caracterizados por Análise Elementar CHN (AE CHN), Ressonância Magnética Nuclear 195Pt (RMN 195Pt), técnicas espectroscópicas (IV e UV-vis), análise termogravimétrica (DST e TG) e assim, encaminhados para avaliação da clivagem do DNA plasmidial, visando identificar atividade antimicrobiana, antifungicida e citotóxica. Com o auxílio de técnicas de engenharia de cristais serão realizadas recristalizações na tentativa de se obter cristais adequados para o estudo de difração de raios X de monocristal (XRD), investigando as interações que possibilitam a formação de ligações não-clássicas intra e intermoleculares, resultando os arranjos supramoleculares unidimensionais, bidimensionais e até tridimensionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / Flávio Henrique Reis Moraes - Integrante / Tássia Cristina de Sousa Pedrosa - Integrante / Mayara Lucyanne Santos de Araújo - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão - Bolsa / Universidade Ceuma - Bolsa.

2012 - 2013

Avaliação da auto-associação molecular de complexos híbridos de platina(II) com ligantes triazenidos derivados de aminobenzofenonas

Descrição: A química de coordenação se mostrou bastante eficaz no desenvolvimento de substancias com atividades biológicas, principalmente quando usados os complexos metálicos de platina(II). O presente projeto tem como finalidade a exposição do tema: avaliação da auto-associação molecular de complexos híbridos de platina(II) com ligantes triazenidos derivados de aminobenzofenonas. A principal motivação para o desenvolvimento deste projeto baseou-se no crescente estudo das atividades biológicas dos triazenos, das benzofenonas e dos complexos de platina. Nos últimos anos, estes compostos foram pesquisados, impulsionados pela diversidade de aplicações em áreas da química orgânica, agroquímica, fotoquímica, analítica e bioinorgânica. No entanto, análogos de platina são sintetizados incessantemente, devido à eficácia limitada por uma série de efeitos colaterais tóxicos e mecanismo de resistência celular. Os ligantes triazenidos e os complexos híbridos de platina serão caracterizados por Análise Elementar CHN (AE CHN), Ressonância Magnética Nuclear 195Pt (RMN 195Pt), técnicas espectroscópicas (IV e UV-vis), análise termogravimétrica (DST e TG), Espectroscopia de Massas e assim, encaminhados para testes biológicos pela possibilidade de atividade citotóxica. Por meio de técnicas de engenharia de cristais serão realizadas recristalizações para se obter cristais adequados para o estudo de difração de raios X de monocristal (XRD), investigando as interações que possibilitam a formação de ligações não-clássicas intra e intermoleculares, resultando os arranjos supramoleculares unidimensionais, bidimensionais e até tridimensionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / Antônio Carlos Doriguetto - Integrante / Paula Freire Mendes - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

2011 - 2012

Estudo de Polimorfismo em Fármacos e Medicamentos

Descrição: O presente projeto de pesquisa, ?Estudo de Polimorfismo em Fármacos e Medicamentos? é dedicado à verificação de formas polimórficas em fármacos e medicamentos na forma sólida disponíveis no mercado brasileiro por meio de análises térmicas, difratometria de raios X e espectroscopia no infravermelho. O projeto visa também à criação de metodologias de rotina utilizando técnicas Físico-Química de análise, principalmente as de Análise Térmica (TG-DTA e DSC), para o controle de qualidade no que diz respeito ao problema do polimorfismo em fármacos. Espera-se consolidar o Grupo de Química do Estado Sólido da UNIFAL-MG, atuante nesse tema de pesquisa junto a uma instituição com tradição na área de Farmácia e que agora passa a atuar também na área de Química; contribuir para o desenvolvimento Científico-Tecnológico; e formar recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação para atuarem em áreas estratégicas para o país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / Antônio Carlos Doriguetto - Integrante.

2009 - 2011

Preparação e propriedades de polímeros híbridos orgânico-inorgânicos silsesquioxanos organofuncionalizados contendo o grupo imidazol, etilenodiamina e dietilenotriamina.

Descrição: O presente projeto visa preparar um polímero constituído de uma estrutura de silsesquioxano funcionalizado com grupos contendo átomos doadores de nitrogênios ligados e pretende determinar as constantes de estabilidade dos íons metálicos com os polímeros funcionalizados. Temos particular interesse nos grupos imidazol, etilenodiamina e dietilenotriamina pela sua grande capacidade de aumentar a eficiência/seletividade em coordenar com diversos íons metálicos em solução. Na literatura, poucos trabalhos descrevem a adsorção de íons metálicos em meio etanólico por meio de materiais funcionalizados com o grupo etilenodiamina. Pretende-se utilizar como metal sonda para tal estudo os íons Cu2+ e Ni+2. O primeiro porque tende a formar complexos com número de coordenação (NC) igual a quatro e o segundo NC = 6. Estas características são importantes para investigar a influência da densidade de grupos funcionais, a rigidez da estrutura do silsesquioxano, bem como a orientação espacial dos grupos funcionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / Yoshitaka Gushikem - Integrante / Alzira Maria Serpa Lucho - Integrante / Fábio Luis Pisseti - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Projetos de Extensão

2016 - 2017

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VALORES PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. UMA PROPOSTA PARA O CENTRO DE ENSINO MANOEL BECKMAN, SÃO LUÍS, MA

Descrição: (Processo UTN-00312/16; TERMO: 011853/2016) A escola é, sem dúvidas, um espaço de vivência e racional, onde o ser humano constrói, desde a sua infância, as suas faculdades científicas e vivenciais que se consolidam por toda a sua vida. As ações humanas no planeta, sem dúvida, são as que mais impactam de forma negativa. Conhecendo os aspectos ambientais que devemos preservar e cuidar, podemos desenvolver novas tecnologias sustentáveis e desenvolver ações para que a vida e a harmonia no planeta sejam preservadas. A maneira como nos relacionamos com o meio ambiente à nossa volta está intimamente ligada à nossa qualidade de vida. Assim, torna-se uma função da Escola desenvolver ferramentas e metodologias para inserir o tema ??meio ambiente?? de forma transversal em suas rotinas, para que o aluno passe a respeitar tudo o que está à sua volta, incorporando a responsabilidade e o amor pela natureza, desde o início de sua infância. De acordo com a Lei Federal nº 9795, de 27 de abril de 1999, através de artigo 2°, "A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal? (BRASIL, 1999). Esse é o papel da Educação Ambiental que, além de tratar de assuntos voltados à proteção e ao uso racional dos recursos naturais, deve estar voltada para o desenvolvimento de ideias, princípios e ferramentas que possibilitem a construção de um planeta sustentável. Assim, a Educação Ambiental busca abrir os nossos olhos para a conscientização e preservação do meio em que vivemos. Praticar a Educação Ambiental é, antes de tudo, gostar de si, do seu próximo e do nosso planeta. Ter consciência ambiental é reconhecer o papel de cada um na proteção e na preservação da natureza, assim como a necessidade de viver em harmonia com todas as formas de vida do planeta. Dessa forma, por meio do Projeto Educação Ambiental na Escola Comunitária João de Deus em São Luís ? MA, espera-se modificar de forma significativa a postura e a forma de pensar de cada aluno, escola, família e comunidade, a fim de construirmos um mundo melhor, respeitando o meio em que vivemos e promovendo a conscientização sobre o papel de cada um no contexto da sustentabilidade. Portanto, o presente projeto busca disseminar e desenvolver uma consciência ambiental que parte de demandas conceituais e reais para ações práticas cotidianas, consolidando uma diferente maneira de perceber e conviver com o planeta..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / CLÁUDIA HELENA DO NASCIMENTO RIBEIRO - Integrante / KEILY DAMMILY COSTA DE MENEZES - Integrante / RODOLFO GONÇALVES SILVA - Integrante / RAFAELLE FONSECA CRUZ - Integrante.

2014 - 2014

II Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade

Descrição: (Processo AREC - 00925/14; Termo: 6933/2014) A 24 anos iniciava um importante projeto de fortalecimento do Ensino Superior, a Universidade do CEUMA (UniCeuma) tem suas raízes no Estado do Maranhão, com o qual assume compromissos sólidos, patentes nos cursos e programas de Educação Superior que desenvolve. Tais cursos e programas têm por objetivo atender à demanda social da região, com vistas a formar recursos humanos qualificados que contribuam com o desenvolvimento sustentável do Maranhão. Os cursos, programas e projetos de Educação Superior da Universidade estão sendo conduzidos visando o entrosamento com as Políticas Públicas do Estado do Maranhão e com as ações da iniciativa privada e do terceiro setor, voltadas particularmente para aspectos relacionados a(o): Bem-estar social, incluindo educação, esporte, lazer, cultura, saúde e assistência social; Ciência, tecnologia e inovação; Ambiental; Planejamento e gestão. Em 2000 a IES amadureceu a ideia de ofertar cursos da área tecnológica começando com Arquitetura e Sistemas de Informação e em 2006 surgi a Engenharia Ambiental somando na evolução acadêmica do Estado e possibilitando um projeto de eventos nesse segmento onde atualmente são contemplados ainda os cursos de CST de Gestão Ambiental, CST de Petróleo e Gás, Engenharia Civil, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção. Desde então a IES promove eventos visando o cumprimento de uma função acadêmica, como disseminação de conhecimento e publicação de trabalhos, porém ainda desenvolvendo a estratégia de atrair a atenção do mercado para os atuais cursos e lançar novos cursos de engenharia e tecnologia. Atualmente a Universidade do CEUMA possui ampla distribuição de cursos de graduação, ofertados na modalidade presencial e a distância, entre a capital do Estado (Campus Renascença e Unidades COHAMA e Anil) e os municípios de Bacabal e Imperatriz. No ano de 2013 foi concretizado o projeto do I Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade da Universidade do CEUMA para que um evento contemplasse os cursos de áreas afins e fomentasse para todos os interessados um momento de interação acadêmica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / Sergio Fernando Saraiva da Silva - Integrante / Fabrício Brito Silva - Integrante / CARLOS ALBERTO RIOS BRITO JUNIOR - Integrante / Marcos Aurélio Araújo Santos - Integrante / Rogério Henrique Frazão Lima - Integrante / Sérgio Gomes Martins - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão - Auxílio financeiro.

2012 - 2012

SEMINÁRIO - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS - LIXO: o grande desafio do século 21 para a sociedade e a contribuição da Ciência e Tecnologia

Descrição: Educar, conscientizar e/ou informar sobre os resíduos remete a necessidade de que cada pessoa faça sua parte por um Mundo Melhor, pois a excessiva geração de resíduos sólidos, como os demais problemas ambientais, tornou-se uma questão que excede à capacidade dos órgãos governamentais e necessita da participação de toda a sociedade para sua solução. Além disto, a ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva do lixo, recuperando matérias-primas que de outro modo seriam retiradas da natureza. Portanto, objetivou-se promover e divulgar o papel da Ciência e Tecnologia, com ênfase na Engenharia Ambiental, quanto à informação e conscientização da comunidade discente (estudantes do ensino médio e universitários), além dos docentes e funcionários, das instituições envolvidas no projeto, mobilizando-os quanto à necessidade e importância da coleta seletiva e seus impactos ambientais e, incentivando-os as mudanças de hábitos e atitudes em relação aos resíduos sólidos, repensando o modelo de consumo e descarte para a melhoria da qualidade de sua própria vida e da sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Integrante / Flávio Henrique Reis Moraes - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

Projetos de Desenvolvimento

2014 - 2016

Complexos híbridos Pt(II) oxicam como drogas: síntese, estrutura molecular e supramolecular

Descrição: (Processo 03345/13; TERMO: 06277/2014) O presente projeto tem como finalidade a exposição do tema: Complexos híbridos Pt(II) oxicam como drogas: síntese, estrutura molecular e supramolecular . A principal motivação para o desenvolvimento deste projeto baseou-se no crescente estudo de metais de transição complexados a drogas com o objetivo de reverter à resistência bacteriana, além de possibilitar a produção de novos fármacos com atividade antifungicida e antineoplásico. A primeira etapa do projeto é o planejamento da síntese dos novos complexos metálicos, partindo dos anti-inflamatórios Meloxicam, Lornoxicam, Piroxicam e Tenoxicam que possuem estruturas determinadas, e do sal do metal proposto. Nos últimos anos, estes compostos foram pesquisados, impulsionados por possuir diversificada e comprovada atividade biológica. Apesar dos avanços tecnológicos observados nas últimas décadas para a prospecção de novos compostos químicos, a quantidade de novos fármacos lançados no mercado não tem aumentado proporcionalmente. No entanto, análogos de platina são sintetizados incessantemente, devido à eficácia limitada por uma série de efeitos colaterais tóxicos e mecanismo de resistência celular. Os complexos híbridos Metal-Oxicam de platina serão caracterizados por Análise Elementar CHN (AE CHN), Ressonância Magnética Nuclear 195Pt (RMN 195Pt), técnicas espectroscópicas (IV e UV-vis), análise termogravimétrica (DST e TG) e técnicas eletroquímicas e assim, encaminhados para avaliação da clivagem do DNA plasmidial, visando identificar atividade antimicrobiana, antifungicida e citotóxica..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / Jalila Andréa Sampaio Bittencourt - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão - Bolsa.Número de orientações: 1

Outros Projetos

2014 - 2014

Complexos híbridos Pt(II) ? oxicam como drogas: síntese, estrutura molecular e supramolecular

Descrição: (Processo ESTAGIO-00989/14; TERMO: 006708/2014).
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Paulo Cesar Mendes Villis - Coordenador / Mayara Lucyanne Santos de Araújo - Integrante / Claudia Cristina Gatto - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão - Bolsa.